“Oie, sou a ansiedade, onde ponho isso?”
Essa é a primeira fala da ansiedade ao aparecer em “Divertida Mente 2” carregada de bagagens.
Mas o que tem dentro delas?
Provavelmente todos os sintomas que sentimos quando estamos ansiosos, como preocupações, inseguranças e a catastrofização (uma das distorções cognitivas que nos leva a imaginar e esperar apenas os piores cenários possíveis).
Algumas situações podem desencadear sintomas mais intensos que outras e isso muda de pessoa para pessoa. Mas é completamente normal sentir ansiedade em algum grau diante de situações novas, desafiadoras ou que envolvam algum perigo. Sentir ansiedade nesses momentos não é um problema e pode nos ajudar a reagir adequadamente, nos empenhar e performar de uma maneira melhor por exemplo. No entanto, quando essas sensações passam a ocorrer com frequência e intensidade em situações que não representam ameaça, é um sinal de alerta para buscar ajuda.

Créditos: Disney/Pixar
A ansiedade normal nos impulsiona e nos ajuda a lidar com as situações, enquanto a ansiedade disfuncional incomoda, atrapalha e evoca prejuízos significativos no dia dificultando nosso foco atencional, capacidade laboral e desempenho por exemplo.
Fazendo uma analogia com o filme, se apenas a ansiedade assume o painel de controle emocional, criamos uma percepção distorcida da realidade e os sintomas passam a interferir negativamente em nossas vidas. Por isso, é preciso buscar equilíbrio.
Para isso, é importante conhecer a bagagem da ansiedade e isso só é possível se não ignorarmos a existência dela. Dessa forma, se permitindo sentir e nomear esses sentimentos, é possível também identificar e reconhecer os momentos em que ela aparece para só assim encontrar estratégias que contribuam para a redução gradativa da sua intensidade.
Isso é um pouco do que a personagem ansiedade nos ensina durante o filme. Não precisamos eliminar a ansiedade e tratá-la como a vilã em tudo, mas precisamos aprender a lidar com sua existência.
Se você está enfrentando dificuldades relacionadas a ansiedade, busque ajuda profissional. A psicoterapia é um caminho para quem deseja entender o que sente e melhorar a qualidade de vida.
Jessie Santos Nobre
Psicóloga CRP 06/184451
Contato: (11) 97753-7291